terça-feira, 2 de abril de 2013

um café de qualidade

Ensinaram-me que o café deve ser sempre bem acompanhado!
Por isso, os meus cafés não dispensam uma boa companhia, um docinho, uma vista soberba ou um sol bem gostoso.


este foi com uma vista incansável, em boa companhia e a sentir os primeiros raios de sol da primavera

Quem desce as Escadas dos Guindais, bem no coração da Fregueseia da Sé, cruza-se com o número 43, a sede do Guindalense Futebol Clube fundado em 1976, cujo maior atrativo é a esplanada. Está a um passo da Ponte D. Luís I, ao lado das Muralhas Fernandinas e tem uma vista que deixa qualquer um sem palavras.

O clube chegou a integrar várias modalidades, da pesca ao futebol, mas atualmente dedica-se exclusivamente à organização de eventos culturais. "Desde que o desporto virou um negócio, tornou-se complicado para nós manter a parte desportiva", lamenta o presidente, que ainda mantém a esperança de um dia poder ter equipa a jogar regularmente.
Ao todo, o Guindalense tem 155 sócios que pagam uma cota mensal de 0,50€.
"Estamos habituados a do pouco fazer muito."


O Guindalense vive do convívio e da cooperação entre os sócios e os não sócios e procura abranger todas as idades e toda a cidade. Aqui, vende-se um pouco de tudo: francesinhas, bifanas, cachorros, pães com chouriços - tudo caseiro, garantem os responsáveis -, vinho a copo, finos, cafés, ... Em noites de festa, a ementa pode ser mais elaborada e os preços adaptam-se sempre a cada pedido e a cada situação. Por aqui, passam todos os dias moradores das redondezas, sócios reformados, os filhos ou netos destes, turistas e estudantes.
Para além do bilhar, do dominó, das cartas, das damas e dos matrecos, são muitas e variadas as atividades que o clube organiza. A mais antiga chama-se "Serenata ao Douro", tem cerca de 23 anos de vida e é uma marca registada. Também podemos contar com bailes, concertos de música portuguesa ao vivo, churrascos, sardinhadas e noites populares.
A noite de passagem de ano, a noite de São João, em junho, e o jantar de aniversário do clube, em março, são as noites onde se registam as maiores enchentes.


um conselho: no meio dum dia agitado na nossa invicta, parem uns minutos e tomem o vosso cafézinho desligados do mundo


Escadas dos Guindais nº43, Porto
todos os dias das 10h às 13h, das 14h às 18h e das 21h às 23h
café 0,70€

nem todas as fotografias são da minha autoria
as duas últimas são do site porto24

4 comentários:

  1. Eu já era fã do Porto... Mas assim não dá hipótese... E já agora fazeres umas descobertas destas pela capital?
    FM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim ficas super fã!
      Tenho de tratar disso...se bem que já descobri uns locais de paragem obrigatória pela capital.

      Eliminar