domingo, 6 de janeiro de 2013

O Paparico

Paparico é o substantivo masculino que significa carícia, afago, presente dedicado a pessoa querida, iguaria saborosa, ...
O Paparico é um dos melhores restaurantes da cidade do Porto, não pela sua localização, muito menos pela sua vista para a invicta, mas sim pelo ambiente que cria, pelo conforto, pela gentiliza e profissionalismo no atendimento, pelo serviço exemplar e, sem dúvida alguma, pela gastronomia, tem os melhores ingredientes nacionais e muito respeito pelas tradições culinárias. Como eles dizem, é "uma experiência autêntica onde propomos um regresso às origens, totalmente inspirado na tradição mas refinado pela reflexão, paixão e rigor profissional".


É uma casa de porta fechada que apenas serve jantares e a reserva é imprescindível.
Batemos à porta, esperamos e "sejam bem vindos"! Os casacos são pendurados num bengaleiro à entrada como se tivéssemos chegado a casa dum familiar ou amigo, entramos noutro mundo. Ambiente acolhedor, mesas lindíssimas preparadas com gosto, uma rusticidade genuína, mas com um glamour inesperado.


"Cozinhar é ciência e arte,
e o homem que põe todo o seu coração para satisfazer o próximo,
merece consideração"
Auguste Escoffier
1846-1935


Há melhor do que chegar e ter a mesa posta?
Imensos pormenores para reparar, tanto para comentar e o maior dilema: por onde começar?!
As entradas são servidas em pedras de mármore com uma apresentação simples e cuidada.



Obrigatório:
terrina de vitela arouquesa

Uma entrada que é a materialização de tudo o que representa o Douro: a carne, o vinho do Porto e a erva-doce. É uma pasta de vitela arouquesa com especiarias e uma crosta com vinho do Porto, funciona como um foie duriense. Come-se barrada no pão tostado que a acompanha, um casamento perfeito e uma verdadeira tentação !!!



Nos doces, para mim o melhor momento da refeição, deliciem-se com os olhos e com a boca, apurem os vossos sentidos... e boas degustações é o que vos desejo. A pecar que seja um pecado que valha a pena!



Luís Américo - A Mesa
"Praticam uma fórmula que me agrada muito. Estão a trabalhar bem o conceito da comida portuguesa, de uma forma muito bem apresentada sem ser demasiado moderna. É o que procuro num dia de folga: um sítio confortável e sabores muito tradicionais. Adoro tanto o polvo como o bacalhau com azeite, alho e batata a murro, ou mesmo a vitela tipo posta à mirandesa."

João Paulo Lameiras - Casa de Pasto da Palmeira
"É um restaurante fantástico, o atendimento é do melhor que já vi, a comida ótima, usam técnicas modernas, mas a comida é tradicional. O Sérgio sabe mesmo muito de cozinha. Comi a terrina de vitela arouquesa, um bom polvo, bom queijo e um ótimo robalo grelhado."

Este restaurante já foi diversas vezes mencionado na Time Out Porto por variados motivos. O crítico da Time Out visitou-o e deu-lhe cinco estrelas, a pontuação máxima. Depois disso, alguns dos chefs mais conceituados da cidade também confidenciaram que é lá que jantam nos dias de folga.
Mais cedo ou mais tarde, quem gosta de comer acaba por ouvir falar dele.

O Paparico
Rua de Costa Cabral nº2343, Porto
segunda a sábado das 19h30 às 22h30
preço médio 40€

nem todas as fotografias são da minha autoria
a primeira e a segunda são do site BestTables
e a quarta do blog Mesa Marcada

Sem comentários:

Enviar um comentário